quarta-feira, 16 de maio de 2007

Sistema Nervoso e seus constituintes

O Sistema Nervoso é constituído de neurônios e diversas células que desempenham variadas funções e é dividido de acordo com sua localização em:
  • Sistema Nervoso Central (SNC) - formado pelo encéfalo e pela medula espinhal
  • Sistema Nervoso Periférico (SNP) - formado pelos nervos e gânglios nervosos

Já a sua divisão funcional se dá como:

  • Sistema Nervoso Central (SNC) - rege as funções de relação com o meio externo.
  • Sistema Nervoso Autônomo (SNA) - ocupa-se do aspecto interior, a regulação e coordenação dos órgãos, independentemente da vontade do homem.

Os neurônios são células responsáveis pela recepção e transmissão de estímulos, tendo como duas propriedades fundamentais a irritabilidade (capacidade que permite a uma célula responder a estímulos) e condutibilidade (condução dos estímulos que passam por toda a extensão de um neurônio em um curto espaço de tempo). Ele é composto por corpo celular, dendritos e axônios.

É no corpo celular que se localizam o núcleo, o citoplasma e o citoesqueleto. Já os dendritos são prologamentos com muitas ramificações que têm a função de captar estímulos. O axônio, na sua parte final, possui diversas ramificações que formam sinapses com outros dendritos ou corpos celulares.

As sinapses são articulações terminais estabelecidas entre um neurônio e outro (interneurais) ou entre um neurônio e uma fibra muscular (neuromusculares) ou um neurônio e uma célula glandular (neuroglandulares). Um neurônio não se comunica fisicamente com outro neurônio nem com a fibra muscular ou com a célula glandular, de maneira que, entre eles, não existe continuidade citoplasmática. O que exite é um microespaço, denominada sinapse, na qual um neurônio transmite o impulso nervoso para outro através da ação de mediadores químicos ou neurormônios. Os neurormônios mais comuns são a acetilcolina (fibras colinérgicas) e adrenalina (fibras adrenérgicas).