quinta-feira, 17 de maio de 2007

Sistema Nervoso Autônomo

O Sistema Nervoso Autônomo é a parte do Sistema Nervoso que comanda as funções viscerais do organismo. Este sistema ajuda no controle da pressão arterial, a motilidade e a secreção gastrointestinal, a sudorese, a temperatura corporal e muitos outras atividades. Este sistema é ativado por centros localizados na medula espinhal, tronco encefálico e hipotálamo. Os sinais autônomos são transmitidos no corpo por duas subdivisões denominadas sistema simpático e sistema parassimpático.
O Sistema Nervoso Simpático estimula as atividades que são mobilizadas pelo organismo durante a ocorrência de situações de estresse, que compreendem o aumento da freqüência e da força dos batimentos cardíacos, a elevação da concentração de açúcar no sangue e a elevação da pressão sangüínea. O Sistema Simpático também é chamado de toracolombar ou adrenérgico porque suas fibras pré-ganglionares emergem de todos os níveis torácicos e dos dois níveis lombares superiores (T1 a L2), e o transmissor neurosecretor liberado pelas fibras pós-ganglionares geralmente é a noradrenalina.
O Sistema Nervoso Parassimpático estimula as atividades ligadas à conservação e ao restabelecimento dos recursos do organismo, que compreendem a redução da freqüência cardíaca e a elevação das atividades gastrintestinais para o aumento da digestão e da absorção de alimentos. Este sistema também é denominado craniossacral ou colinérgica porque suas fibras pré-ganglionares emergem com os pares III, VII, IX, X de nervos cranianos e nos níveis espinhais sacrais S3 e S4 (às vezes também S2 e S5), e o transmissor neurossecretor liberado pelas fibras pós-ganglionares geralmente é a acetilcolina.

Nenhum comentário: