quinta-feira, 17 de maio de 2007

Medula Espinhal

A medula espinhal tem uma forma de cordão e ocupa o canal vertebral por toda sua extensão. Ela tem como importância receber impulsos sensoriais de várias partes do corpo e as enviando ao cérebro e receber informações vindas do cérebro, enviando-as ao restante do corpo. Ela faz parte do Sistema Nervoso Central e é composta por uma substância cinzenta, um canal central, uma raiz sensitiva, uma raiz motora, um nervo raquidiano e uma substância branca.
A substância cinzenta possui a forma da letra "H", formando o H medular, cujos ramos dão origem às raízes nervosas que saem da medula. Já a substância branca é formada, em sua maior parte, por vias de condução, ou seja, é o agrupamento de vias aferentes, eferentes e vias de comunicação dos centros entre si.
Macroscopicamente, ela é composta por um canal central (se estende por todo o comprimento da medula durante o desenvolvimento, geralmente desaparecendo em cima na parte inferior do 4° ventrículo); intumescências (são produzidas pelo maior número de neurônios na substância cinzenta da medula, sendo necessárias para a inervação dos membros superiores e inferiores); segmentação (apresenta segmentações de 31 nervos espinhais - 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeno); nervos espinhais (consiste de feixes de fibras nervosas e é composta por uma raiz ventral e uma raiz dorsal, que originam os ramos comunicantes que os unem ao tronco simpático, os ramos meníngeos e transportam inervações sensitivas e vasomotoras para as pequenas meninges); dermátomos (região cutânea inervada por fibras de uma única raiz dorsal, recebendo o nome da raiz que o inerva).

Um comentário:

Carla disse...

A matéria está ampla e resumida muito bem, abordou todos os termos básicos e necessários sobre o assunto,porém, faltou alguma ilustração sobre o mesmo.